Ontem finalizamos o XXVIII Enangrad, que foi realizado na FGV de Brasília. Como sabem eu atuei como coordenadora geral adjunta, juntamente e sob liderança do prof. Edson Kenji Kondo FGV Brasília.

Foram três dias de Enangrad, muito trabalho mas também, e acima de tudo, muita satisfação! Foi uma oportunidade ímpar de encontrar professores e pesquisadores, considerados referência na área que atuam em Administração, discutir oportunidades de pesquisa com colegas da UnB e de inúmeras outras instituições públicas e privadas.

O tema do evento foi "Metodologias inovadoras e as relações com o mercado de trabalho". Definitivamente essa é uma discussão que precisamos trazer para o ADM/UnB, pude constatar que algumas coisas já praticamos (eu particularmente e alguns colegas), mas precisamos estar alinhados e conhecer as melhores práticas no Brasil e no mundo para melhor preparar nossos alunos para o mercado de trabalho. A profa. Helena já sugeriu que isso fosse discutido no âmbito do NDE, o que faremos claro com a participação e contribuição de todos (professores e alunos).

Mas o propósito principal deste textão é agradecer! Agradeço a todos os colegas e alunos do ADM/UnB que estiveram presentes como ouvintes e também apresentando artigos, aos professores que incentivaram seus orientandos e alunos a participar. Agradeço a todos que atuaram como avaliadores de artigos, avaliadores de pôsteres e aos que participaram das mesas redondas e outras atividades, aos que atuaram como voluntários. Vou citar alguns nomes aqui, mas peço perdão se omitir algum.

A participação do ADM/UnB e também do PPGA/UnB foi muito representativa em todas as atividades do evento. Obrigada!

O Prof. Tomás participou representando a ANPAD e UnB na cerimônia de abertura e de premiação dos melhores artigos do evento. O prof. Rafael Barreiros Porto, além de fechar parceria de fast-track para a Revista Contabilidade, Gestão e Governança com o evento, participou de uma mesa redonda com editores. O prof. Alexandre Maduro também fechou parceria de fast-track com a Revista em Gestão, Sustentabilidade e Inovação com o evento. Os professores Aldery Silveira Jr., Rafael Rabelo Nunes, Carlos André de Melo Alves, Maria Amélia de Paula Dias, Amanda Cristina Gaban Filippi, Jorge Alfredo Cerqueira Streit e o doutorando do PPGA André Luiz Nascimento Reis atuaram como avaliadores de pôsteres. Todos esses professores e ainda alguns que não tenho como saber o nome pois se cadastraram direto no sistema atuaram como avaliadores de artigos, alguns destaco aqui: Prof. Caio Cesar, profa. Siegrid, profa. Silvia.

Agradeço aos 30 alunos da UnB, da Projeção, IESB, Uniceub e Faculdade Evangélica que participaram como voluntários e atuaram brilhantemente durante o evento (montando pastas, credenciando participantes, atendendo as salas, plenárias, etc), destes 30, informo que 90% eram alunos do ADM/UnB. Obrigada queridos!

Adriane Rangel Barbosa
Ruitter Marques Crisóstomo
Vanessa Silva de Carvalho
Wanderson de Oliveira Sousa

Parabéns aos alunos que aprovaram seus artigos provenientes dos TCCs e iniciações científicas que desenvolvemos no ADM/UnB, foi muito gratificante e recompensador constatar que nossos esforços para capacitar nossos alunos para a pesquisa estão surtindo efeito e também, que as pesquisas que desenvolvemos em nossos grupos de pesquisa estão sendo divulgadas e reconhecidas.

Raphael Salviano
Felipe Victor Amaro
Raiane Coimbra Aguiar
Maysa Caroline Lucília Oliveira
Ianna Caroline
Emmanuel Almeida de Oliveira
Lucas Moreno
Fernanda Tiberti
Fernanda Ribeiro
Júlia Inês Rega Serra
Joysse Vasconcelos França
Kerolen de Almeida Santos
Lara Machado Gomes Teixeira Lopes

Os professores Aldery Silveira Jr, Edgar Reyes Jr., Valmir Emil Hoffmann, Gisela Demo, José Márcio Carvalho, João Carlos Neves de Paiva, Siegrid Guillaumon, Sílvia Araújo dos Reis, Rafael Rabelo Nunes, Carlos André de Melo Alves, Evaldo Costa C. C. Rodrigues, Eluiza Watanabe e também eu (Patricia Guarnieri), aprovaram artigos no evento.

Parabéns ao egresso do PPGA Isaac Matias (UFPA), Francesc Xavier Molina Morales e aos professores Edgar Reyes e Emil Hoffmann (PPGA) pelo prêmio de melhor artigo na área de Estratégia.

Parabéns à egressa do ADM e mestranda do Propaga Raiane Coimbra Aguiar, que juntamente comigo, obteve o prêmio de melhor artigo na área de Operações e Logística.

Enfim, foram enormes os ganhos, agradeço a todos e gostaria de incentivá-los a continuar participando. A edição de 2018 será também em agosto, na FECAP em São Paulo, provavelmente as submissões iniciarão em março/abril e serão encerradas em maio. Já estou escalada para atuar na Comissão Científica, sob liderança do prof. Edson Kondo da FGV. Conto muito com a participação de vocês como autores, ouvintes e avaliadores de artigos.

Além de todos esses ganhos, conseguimos a doação de todo o material que sobrou do evento, pastas, revistas, livros para distribuir aos nossos alunos na nossa 5a. Semana Acadêmica de Administração.

Obrigada a todos!!

Abraços