O Departamento de Administração aportou recursos financeiros para que os estudantes pudessem financiar parte da viagem. O objetivo é o de fortalecer iniciativas de internacionalização do curso como esta.
International Negotiation Competition
O Departamento de Administração apoiou o UnB Interdisciplinary Negotiation Team que participou da etapa final da International Negotiation Competition. Ao longo da competição on-line, os estudantes alcançaram a etapa final que ocorreu de maneira presencial em Nebraska, Estados Unidos.
O Departamento de Administração parabeniza veementemente seus Estudantes e os membros do time dos cursos de Direito e Relações Internacionais que representaram com excelência o ADM e a UNB, tendo sido o único time da América Latina a conquistar uma vaga na etapa final.
Parabéns Ester Lira, Gabriel Adnet, Milena Galvão e Ycleda de Oliveira!!



Experiências alunos de Administração - International Negotiation Competition
Em atividades efetivas desde outubro de 2020, o UnB Interdisciplinary Negotiation Team conta com 4 alunos do departamento de Administração, Ester Lira, Gabriel Adnet, Milena Galvão e Ycleda de Oliveira e 6 alunos dos departamentos de Direito e Relações internacionais. Desde maio de 2022, o time foi consagrado campeão brasileiro em negociação colaborativa pelo Meeting de Negociação, etapa nacional da International Negotiation Competition. A equipe também conquistou títulos de melhor estratégia, melhores resultados e condução do processo negocial. Como consequência, os alunos tiveram a oportunidade de representar o Brasil e a Universidade de Brasília na final mundial que ocorreu em Omaha, Nebraska, Estados Unidos dos dias 28 de junho a 2 de julho de 2022. Etapa a qual o Negteam conquistou 7o lugar no mundo na temática. A atuação dos alunos de administração nas diversas etapas que ocorreram no Brasil e nos Estados Unidos, foi pontualmente no trabalho de montagem de estratégia como equipe (em todas as fases da competição), na atuação como negociadores (na fase qualificatória e na nacional) e, como avaliador de round (3o round na mundial). As experiências dos 4 alunos supracitados seguem abaixo,
Os estudantes escreveram os depoimentos abaixo:

Gabriel Adnet
A experiência foi incrível, poder representar nossa universidade e nosso país não teve preço! Acredito que o mais legal, para mim, foi a convivência com tantas culturas diferentes. Comparar o estilo de negociação de cada país e analisar as particulares de cada dupla foi muito interessante.
Ester Lira
Acredito que a melhor parte da experiência foi a possibilidade de expandir horizontes, ao conhecer novas pessoas e compreender o que significa a negociação e a oportunidade de negociar nos EUA para estudantes de diversos lugares do mundo. A riqueza da experiência é que ter essa abertura e conexão também foram alguns dos desafios, outro desafio foi a dinamicidade com que precisávamos ajustar e evoluir nossas estratégias de acordo com os feedbacks em cada round. Além do que já foi destacado, acredito que o que levarei dessa experiência para minha vida são as amizades e uma nova perspectiva acerca das estratégias de negociação, devido ao que aprendemos com os jurados e concorrentes.
Milena Galvão
A experiência foi engrandecedora em vários aspectos, muito além da compreensão da negociação na prática, observar ativamente as multiculturalismo, de todos os países participantes, convergindo em prol de um mesmo objetivo ampliou a minha perspectiva em relação ao meu futuro profissional e, até mesmo, pessoal. Sou grata por todos os aprendizados que essa experiência me proporcionou e ainda mais grata por todo o empenho da equipe em fazer dar certo. Ter aceitado esse desafio, foi de fato umas das minhas loucuras mais emocionantes e, em apenas uma semana, posso afirmar que várias certezas minhas mudaram de lugar. Estar nos bastidores das construções das estratégias e assistir as negociações “de fora” também agregou um novo ponto de vista em relação às possibilidades que uma negociação pode ter, expandindo a minha percepção sobre a mesma.
Ycleda de Oliveira
Foi incrível e bastante desafiador ao mesmo tempo. Antes de irmos, os esforços sobre planejamento da viagem, documentação, busca de patrocínio mais que dobraram. O caminho como um todo até aqui teve momentos de emoções inesquecíveis em todos os aspectos. A oportunidade de passar por esse processo de montagem conjunta de equipe, de estratégia, logo após, negociar tanto em rounds da regional como da nacional, depois ir como coach do time e por fim ser avaliadora do 3o round fazem parte de uma escala de conhecimento e aplicação de tudo que foi aprendido, discutido e aplicado. É encantador ter acesso a outras culturas e países pela riqueza que essa convivência traz em cada encontro, diálogo e óbvio mesa de negociação. Ali as diferenças se apresentam de maneira única, mas com certeza transponíveis quando em busca de objetivos comuns (no caso um acordo em que todos se sintam contemplados). Não tem como dizer que voltei a mesma pessoa, muitos aspectos em mim mudaram, creio que tive a chance de voltar com uma percepção de um mundo mais colaborativo, apesar de todos os desafios que vivi.